Planos de Coleta Seletiva - municípios cearenses

O Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), buscou desenvolver estudos e propostas para estruturação de Planos de Implantação de Coletas Seletivas em 81  municípios cearenses.

O projeto foi desenvolvido com recurso do Banco Mundial, através do Programa Para Resultados – PforR, e se caracterizou como ação estadual de apoio aos municípios para minimizar a quantidade de resíduos que vai para os lixões.

É uma ação de planejamento que incentiva os municípios a implantarem formas de coleta de resíduos sólidos, com o apoio da população, contando com apoio de ações educativas nas escolas e nas ruas realizadas por agentes ambientais, buscando garantir a destinação correta dos resíduos.

 

A SACI - Sustentabilidade Ambiental, Cultural e Institucional atuou neste projeto, sob coordenação da I&T - Gestão de Resíduos, desenvolvendo estudos referentes:

 - aos fluxos de resíduos (em âmbito regional e nacional);

 - à estruturação do setor privado para cumprimento das responsabilidades estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos; e

 - à identificação da capacidade do setor privado em recepcionar os resíduos segregados no estado do Ceará, transformando-os em novos produtos ou insumos de novos processos.

O estudo e as propostas apontaram caminhos de atuação institucional para a efetiva recuperação dos resíduos gerados em seu território, contribuindo para o atingimento das metas nacionais.

​© 2014 by CHAO.

Proudly created with Wix.com

  • Facebook - Grey Circle
  • Ícone cinza LinkedIn