Trabalho infantil volta a crescer

March 21, 2017

Dados do IBGE indicam que o trabalho de crianças entre 05 e 09 anos voltou a crescer. Segundo análises da Fundação Abrinq sobre os dados oficiais, entre 2014 e 2015 houve crescimento de 11% do total de meninos e meninas que trocaram os estudos por alguma atividade profissional voltada a adultos.

A situação é preocupante, pois estes números haviam diminuído significativamente no período entre 2005 e 2013 - redução de 81%!!!

Este, certamente, pode ser caracterizado como um dos resultados da crise política e econômica destes últimos anos, pois o mesmo cenário é encontrado nas ruas dos principais centros urbanos brasileiros - o crescimento de catadores de materiais recicláveis avulsos, ou não organizados, puxando carroças e buscando sustento diário.

Mas o efeito disso tudo é perverso.

Criança sem ir à escola é um adulto sem condições de exigir seus direitos, sem condições de votar conscientemente, sem condições de ocupar postos de trabalho de maior qualificação e, portanto, de maior remuneração.

Certamente, haverá aumento do contingente de desempregados ou subempregados nos próximos anos.

Porém, o pior para estas crianças é a condição de vida e os locais onde estão desenvolvendo estas atividades. Certamente, muitas delas estão em lixões, disputando, com adultos e animais, o alimento do dia.

Sobre este tema - resíduos sólidos - é preciso destacar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada há quase sete anos, e estabeleceu prazos para que sejam encerrados os lixões. Este prazo venceu em 2014 e os lixões continuam a existir e serem utilizados como local para disposição final de resíduos das pequenas cidades brasileiras. CONTRA A LEI!!!

É realmente entristecedor este cenário. Mas ele motiva muito mais nossos trabalhos, no sentido de buscar alternativas para as famílias destas crianças, trabalho digno e remuneração justa, através do fortalecimento do trabalho e da organização de catadores e catadoras de materiais recicláveis.

A SACI - Sustentabilidade Ambiental, Cultural e Institucional está compondo a equipe de consultores técnicos que está elaborando proposta para a revisão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. E esta é apenas uma das formas de contribuir com a mudança deste cenário.

Please reload

Posts Em Destaque

Qual o caminho a seguir?

October 4, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

February 21, 2018

January 26, 2018

November 29, 2017

November 19, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square

​© 2014 by CHAO.

Proudly created with Wix.com

  • Facebook - Grey Circle
  • Ícone cinza LinkedIn