Lua cheia (de esperança)


A Lua nos traz uma imagem preciosa a cada vez que está na fase cheia.

E também nos ensina a viver de forma equilibrada, com seu movimento contínuo - cheia, minguante, crescente, cheia novamente.

E sua imagem em noites de céu limpo, que inspira poetas e amantes, nos traz a exata noção de que o mundo em que vivemos também é estruturado em ciclos - ciclo da água, ciclo das estações do ano, ciclo de nutrientes, ciclos e fluxos de energia, ciclos de matéria.

Se prestarmos atenção em nosso organismo - nosso próprio corpo - veremos que também temos ciclos que mantém este organismo vivo e em constante transformação. As células se renovam, a pele é trocada, o que ingerimos de alimento e líquidos é transformado em energia e resíduos, e assim segue em seu funcionamento perfeito.

Porém, com o passar do tempo e da forma como resolvemos viver, nos distanciamos desse ciclo natural - esquecemos que somos animais, que somos parte deste sistema maior - a biosfera.

Neste sistema, não há desperdícios ou sobras. Há sim, funcionamento perfeito, equilibrado, em que fluxos e ciclos estão em constante movimento.

Este sistema é resiliente - tem a capacidade de voltar ao equilíbrio após ser afetado por impacto negativo externo. A água do rio, poluída, retoma sua qualidade quilômetros à frente. O ar também. Uma árvore cortada, rebrota.

E nós? Nós também somos resilientes. Se pegamos uma gripe, nosso organismo combate o elemento externo e retorna à sua situação de equilíbrio.

Mas nossa capacidade intelectual nos faz pensar - e agir - de forma insensata e desconectada deste sistema, como se fôssemos eternos, infalíveis, soberanos.

Não somos... somos parte, apenas UMA das partes destes sistema. Devemos agir, diariamente, como todos os outros elementos da natureza: resilientes, interdependentes, solidários, colaborativos, e iluminados.

A Lua nos mostra toda sua beleza em sua fase cheia. Mas ela também se recolhe, "murcha", "esvazia", para depois se tornar plena novamente.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

​© 2014 by CHAO.

Proudly created with Wix.com

  • Facebook - Grey Circle
  • Ícone cinza LinkedIn