Duas caras da modernidade

November 29, 2017

Duas matérias jornalísticas publicadas hoje trazem a exata noção das contradições da modernidade.

 

Numa delas, Tasso Azevedo (O Globo)  apresenta o resultado dos avanços tecnológicos na área de transporte: um veículo elétrico que alcança os 100 km/h em cerca de dois segundos, além de ter uma autonomia de 1.000 km com apenas uma parada para reabastecimento.

 

Como "grita" o autor, é uma exemplo claro de "economia de baixo carbono na veia"!!!

 

Ao contrário disso - ou na contra-mão, já que estamos falando de veículos -, a Profª Larissa Bombardi (USP) acaba de publicar o resultado de estudos desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Geografia Agronômica sobre a contaminação gerada pelos agrotóxicos no Brasil.

 

A publicação, denominada Atlas Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil (clique aqui para fazer o download gratuito), apresenta resultados assustadores.

 

No estudo, há mapas detalhados que demonstram o caminho da contaminação e da intoxicação - por regiões, estados e municípios.

Além disso, há informações relevantes relacionadas ao processo de intoxicação por sexo, faixa etária e locais de exposição.

 

O Atlas traz, por exemplo, casos de intoxicação de mulheres que residem nas áreas produtoras de frutas na bacia do rio São Francisco, doentes por trabalhar na colheita.

 

O que mais impressiona é a extensão da contaminação. A pesquisadora e sua equipe trazem dados que comparam as áreas ocupadas por culturas que utilizam agrotóxicos em larga escala com as dimensões de países europeus, onde a população exigiu que estes produtos sejam banidos.

 

Os resultados dos avanços tecnológicos devem ser distribuídos e estarem acessíveis a TODAS as pessoas, indistintamente. Se assim não for, de que adianta gastar milhões de dólares para tornar os carros da Fórmula 1 mais seguros?

 

Com relação à contaminação pelos agrotóxicos, o caminho deve ser inverso, reduzindo seu uso até sua proibição completa.

 

Ao contrário disso, morreremos todos intoxicados - sem exceção!

Please reload

Posts Em Destaque

Qual o caminho a seguir?

October 4, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes

February 21, 2018

January 26, 2018

November 29, 2017

November 19, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square

​© 2014 by CHAO.

Proudly created with Wix.com

  • Facebook - Grey Circle
  • Ícone cinza LinkedIn