top of page

Neve no Saara!!! Cadê o aquecimento global?


Fomos "surpreendidos" com a notícia de que teve neve no deserto do Saara!!!

Prato cheio para o presidente dos Estados Unidos - Donald Trump - soltar a velha máxima: "cadê o aquecimento global?".

Trump está se divertindo e sapateando sobre os cientistas que afirmam estarmos num processo de aumento significativo da temperatura média do planeta, mostrando fotos da nevasca nos estados da Flórida e da Califórnia, em seu país, e em países da Europa.

Então, mesmo que não simpatizem com o norte-americano de cabelos dourados, muitos podem estar em dúvida: se o planeta está mesmo "esquentando", porque estamos tendo ondas de frio - com temperaturas chegando muito além dos 10ºC negativos - em muitas partes do hemisfério norte?

Uma explicação muito boa está neste vídeo do Observatório do Clima, feito no ano passado para explicar este fenômeno - veja o vídeo.

Numa rápida explicação, podemos afirmar:

- estamos emitindo mais poluentes - essencialmente, mais carbono - via gases de efeito estufa (monóxido e dióxido de carbono);

- estes gases ajudam a "segurar" o calor que vem do sol;

- como a Terra está esquentando, mais água vai evapora - igual a uma panela sobre o fogão: conforme a temperatura vai aumentando, a água vai evaporando;

- não é só o calor do sol que fica "aprisionado" na Terra - também temos mais energia por aqui;

- com mais água e mais energia na atmosfera, começa a ter mudança no regime das chuvas e dos ventos - afetando, também, o deslocamento das frentes frias e das massas de ar polar (MUITO frias).

Uma dessas mudanças foi na barreira de ventos que impedia o ar MUITO frio do Ártico (pólo Norte) de descer para as áreas mais ao sul (região europeia mais próxima do Mediterrâneo, Califórnia e Flórida, na América do Norte).

Normalmente, as temperaturas muito baixas ficavam restritas às áreas mais ao norte, em países como Noruega, Finlândia, Suécia, Islândia, Canadá.

Com o enfraquecimento desta barreira natural de ventos, as massas de ar polar estão "livres, leves e soltas" para invadir (deitar e rolar) regiões que não tinham histórico de tanta queda nas temperaturas.

Ou seja, o aquecimento global tá "tocando o terror" nos fenômenos climáticos e, principalmente, meteorológicos.

Por aqui, teremos muitas mudanças nos regimes de chuva, também, conforme já alertaram estudos feitos pelo conjunto de cientistas do IPCC (sigla em inglês para o Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas). A previsão é de que teremos períodos mais prolongados de estiagem (mais dias sem chuva) e episódios de chuvas torrenciais. Ou seja, veremos muito mais reportagens e matérias jornalísticas dizendo que, "em duas horas, choveu 2/3 do estava previsto para o mês inteiro"...

Estamos preparados?


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page